Em Londres, Capes fala sobre cooperação na educação

Qui, 30 de Janeiro de 2020 15:59

Acadêmicos e membros do governo articulam acordos de cooperação e pesquisa entre universidades brasileiras e inglesas

A Capes participa nesta semana do seminário UK-BR, do programa Universidades para o Mundo, que trata de internacionalização e políticas linguísticas na educação superior. Reunidos em Londres, Inglaterra, desde domingo, 26, acadêmicos e membros do governo articulam acordos de cooperação e pesquisa entre universidades brasileiras e inglesas.

Nos últimos cinco anos o Brasil se desenvolveu, em termos de internacionalização, a partir das experiências internacionais promovidas pelas próprias universidades e também pelas agências de fomento.

Patrício Marinho, coordenador de Parcerias Estratégicas da Diretoria de Relações Institucionais da Capes, explicou que o envolvimento das pesquisas com as necessidades da sociedade, e a busca por parcerias entre a academia e o meio produtivo “podem desenvolver, de forma sustentável, a manutenção das universidades, e atender às necessidades dos estudantes, como um mercado de trabalho mais receptivo”.

Iniciativas

Em 2019, a Capes assinou 21 acordos internacionais para o desenvolvimento da educação superior. Esses acordos tratam de cooperação internacional entre universidades brasileiras e estrangeiras. Por meio do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), a CAPES orienta as instituições e aprova os programas de pós-graduação aptos a participarem desses acordos com outros países. Atualmente, 36 instituições de ensino e pesquisa participam do PrInt.

Fonte: Jornal da Ciência, 29/01/2020, com informações da Capes