logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Com apoio da Finep, Uerj inaugura 1º navio oceanográfico do RJ

Qui, 30 de Janeiro de 2020 15:24

A partir de agora, o Rio de Janeiro passa a contar com um navio oceanográfico universitário, o primeiro do gênero no estado, batizado com o nome de Prof. Luiz Carlos O projeto é da Faculdade de Oceanografia da Universidade Estadual do RJ (Uerj), com apoio da Finep, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Secti).

 

O navio deve entrar em operação em março e vai alavancar pesquisas e projetos ambientais, como o monitoramento dos ecossistemas marinhos, aperfeiçoando a formação dos estudantes.

 

"A Uerj é a primeira instituição de ensino superior do estado do RJ a possuir um navio. Com ele, vamos potencializar o estudo das ciências do mar, inclusive como laboratório flutuante", afirma o diretor da Faculdade de Oceanografia, Marcos Bastos.

 

A embarcação vai atender aos alunos das diversas áreas da Oceanografia, apoiar outros cursos da universidade como Geologia, Geografia e Biologia, além de possibilitar parcerias com órgãos governamentais, empresas e demais instituições de pesquisa.

 

Segundo Bastos, as pesquisas desenvolvidas no navio "vão aperfeiçoar o monitoramento da poluição nas baías do estado - como a da Guanabara e da Ilha Grande - e também regiões costeiras e oceânicas, atuando diretamente em problemas relacionados à pesca, fazendas marinhas e outros recursos naturais".

 

A cerimônia de inauguração aconteceu no dia 28/2, na Marina da Glória, Rio, com a presença do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini; do governador do RJ, Wilson Witzel; dos secretários estaduais Edmar Santos (Saúde) e Leonardo Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Inovação); do reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro; do diretor da Faculdade de Oceanografia da Uerj, Marcos Bastos; e do presidente da Alerj, André Cecíliano, dentre outras autoridades e convidados.

 

Com 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, o Prof. Luiz Carlos ultrapassa 250 toneladas, tem capacidade para navegar com 30 pessoas, e autonomia para permanecer até 15 dias no mar.

 

O navio, que teve um custo total de R$ 7 milhões, foi construído no estaleiro INACE, no Ceará. Desse total, R$ 2,5 milhões são recursos da Finep, oriundos do FNDCT, via Chamada Pública CT-INFRA 02/2010.

 

"É com muita satisfação que estamos aqui hoje comemorando o sucesso desse projeto que certamente trará frutos importantes para a pesquisa no estado do RJ e do Brasil. A Finep, com recursos do FNDCT e com apoio do MCTIC, tem orgulho de apoiar essa iniciativa inédita da Uerj", disse o diretor da Finep, Marcelo Bortolini, na cerimônia.

 

Para o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, "os estudos ligados ao mar, que sempre foram uma vocação do Rio, agora ganham outro patamar. É importante agradecer a todos os que se empenharam nesse projeto, assim como os dois reitores que me antecederam".

 

Homenagem

 

A embarcação carrega o nome do professor da Faculdade de Oceanografia da Uerj, Luiz Carlos Ferreira da Silva, como homenagem ao trabalho realizado por ele, ao longo de muitos anos, na formação de gerações de oceanógrafos e na consolidação desse campo de estudos no Brasil. O professor, que é oficial da Marinha do Brasil na reserva e foi Secretário Adjunto da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM), foi homenageado na inauguração.

 

Fonte: Portal Finep

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa