logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

UFVJM realiza 1º Simpósio Nacional de Tecnologias Limpas

Qua, 29 de Janeiro de 2020 09:15

O evento acontece de 20 a 22 de maio, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina (MG). Trabalhos inéditos e originais deverão ser submetidos eletronicamente até o dia 31 de março

 

Ocorrerá entre os dias 20 e 22 de maio de 2020 no Espaço Cultural e Anfiteatro JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM o 1º Simpósio Nacional de Tecnologias Limpas – INOVAHERB e 1º Fórum Nacional de Fitorremediação de Áreas com Resíduos de Herbicidas.

 

O evento é coordenado, na UFVJM, pelo Grupo de Pesquisa INOVAHERB (prof. José Barbosa dos Santos, coordenador geral) e pelas instituições Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – Prof. Daniel Valadão Silva), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS – Prof. Leandro Galon) e Universidade Federal do Espirito Santo (UFES – Prof. Fábio Ribeiro Pires).

 

A UFVJM foi escolhida para sediar o evento pela relevância desta IFES na mais recente área ampliada da Reserva da Biosfera do Espinhaço. Nesse território gigantesco estão dezenas de unidades de conservação (federais, estaduais e municipais), que abrigam centenas de espécies somente encontradas nessa área, além de algumas das mais importantes bacias hidrográficas do país, como a do São Francisco.

 

Os programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Ciência Florestal da UFVJM, em níveis de mestrado e doutorado são os principais agentes com pesquisas nessa Reserva, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma das áreas “prioritárias para conservação das riquezas naturais e culturais existentes no planeta”.

 

A UFVJM pretende ser referência nas pesquisas em sistemas sustentáveis de agricultura, com produção de matérias primas e consumo energético com mínimo impacto ambiental. O evento visa consolidar as linhas de pesquisa na área, notadamente na agricultura, por meio da atualização de temas voltados aos serviços ecossistêmicos, biorremediação, controle biológico de pragas, bioenergia, entre outros.

 

O evento contará ainda com a apresentação e premiação de trabalhos técnico científicos nas áreas listadas, avaliados antes e durante o evento.

 

A expectativa é de público mínimo de 200 participantes, incluindo discentes de graduação e pós-graduação além de profissionais interessados nos temas propostos.

 

Trabalhos inéditos e originais deverão ser submetidos eletronicamente até o dia 31 de março.

 

Mais informações neste link.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 27/01/2020

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa