“Declínio’ da pesquisa e da indústria estimula fuga de cérebros no Brasil”

Sex, 24 de Janeiro de 2020 11:02

A fuga de cérebros no Brasil é um dos fatores que fez o país recuar em ranking mundial de competitividade de talentos. A Sputnik Brasil ouviu uma cientista para explicar as razões desse fenômeno.

Um ranking de competitividade global de talentos divulgado pela Insead, considerada uma das principais escolas de administração do mundo, mostrou que o Brasil perdeu posições, ficando em 80º lugar dentre os 132 países listados. O resultado brasileiro é o pior dentre as nações do BRICS, o grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para a socióloga Fernanda Sobral, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), a falta de investimentos é um fator importante para explicar a queda brasileira no ranking.

Ouça a entrevista neste link.

Fonte: Portal SBPC, com informações de Sputnik Brasil