Universidades de SP estimam em 2% impacto financeiro de novo teto salarial

Sex, 24 de Janeiro de 2020 10:46

Se considerada a folha de pagamento de 2019, despesa extra seria de cerca de R$ 160 milhões para USP, Unesp e Unicamp

Os reitores das universidades paulistas estimam em 2% ao ano o impacto na folha de pagamento com a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, de equiparar o teto salarial das instituições de ensino superior estaduais ao das federais.

Se fosse considerado o gasto com pessoal do 2019, a medida iria gerar, em números absolutos, uma despesa extra em torno de R$ 160 milhões somando-se a USP, que responde por cerca de metade desse valor, a Unesp e a Unicamp.

O cálculo, porém, ainda depende do fechamento do balanço do ano passado e de fatores como o desempenho da economia e aposentadorias.

Fonte: Jornal da Ciência, 23/01/2020, com informações da Folha de S. Paulo