logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Qual divulgação científica (não) queremos?

Qui, 23 de Janeiro de 2020 15:10

“Sob ameaça, cientistas devem adotar visão crítica”, indicam Denise Nacif Pimenta, pesquisadora da Fiocruz, e Débora d’Ávila Reis, professora da UFMG, em artigo para a Folha de S. Paulo

 

Divulgar, divulgar, divulgar. Palavra que tem se repetido nas bocas de acadêmicos, jornalistas, gestores, financiadores e aqueles envolvidos naquilo que denominamos hoje de divulgação científica. Mas de qual divulgação científica estamos falando? Qual se faz necessária no contexto atual? Qual ciência queremos ou devemos divulgar?

 

Divulgar uma ciência tecnicista, que invisibiliza os interesses econômicos e políticos que influenciam a sua produção? Ciência universal, que desconsidera singularidades e contextos locais? Ou uma ciência cheia de maravilhas, mas também de controvérsias, contradições e riscos?

 

Em tempos de fake news, a divulgação científica é tratada como “cura” para todos os males. Panaceia que vem nos salvar da ignorância e dos terrores da antidemocracia. Versão 6.0 de um iluminismo que vê na ciência e na tecnologia salvação e, quiçá, redenção. Será mesmo?

 

Fonte: Jornal da Ciência, 20/01/2020, com informações da Folha de S. Paulo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa