Estudantes brasileiras criam plástico biodegradável com bagaço da cana

Qui, 23 de Janeiro de 2020 15:02

Invenção é resultado do projeto “Meninas na Ciência”, que busca incentivar alunas de escolas públicas de Sergipe a ingressar em carreiras científicas

Localizado entre morros e com grande parte de sua vegetação nativa preservada, o município de Santa Rosa de Lima, que fica a 40 km da capital de Sergipe, no Vale do Cotinguiba, ainda possui grande influência de canaviais, que faziam parte da principal atividade econômica nos tempos da colonização. É nesse contexto que quatro estudantes de uma escola pública da cidade desenvolveram um plástico biodegradável a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

A iniciativa é parte do projeto Meninas na Ciência, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), implementado em algumas escolas do estado com o objetivo de incentivar meninas a entrarem no mundo das ciências, em que a atuação de mulheres ainda é muito baixa. Laís Menezes, professora de Química no Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, foi convidada em 2019 pela UFS a tocar o projeto na escola. “Começamos em junho do ano passado e temos um edital de dois anos”, explica Menezes.

Fonte: Jornal da Ciência, 21/01/2020, com informações do Galileu