logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Estudantes brasileiras criam plástico biodegradável com bagaço da cana

Qui, 23 de Janeiro de 2020 15:02

Invenção é resultado do projeto “Meninas na Ciência”, que busca incentivar alunas de escolas públicas de Sergipe a ingressar em carreiras científicas

 

Localizado entre morros e com grande parte de sua vegetação nativa preservada, o município de Santa Rosa de Lima, que fica a 40 km da capital de Sergipe, no Vale do Cotinguiba, ainda possui grande influência de canaviais, que faziam parte da principal atividade econômica nos tempos da colonização. É nesse contexto que quatro estudantes de uma escola pública da cidade desenvolveram um plástico biodegradável a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

 

A iniciativa é parte do projeto Meninas na Ciência, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), implementado em algumas escolas do estado com o objetivo de incentivar meninas a entrarem no mundo das ciências, em que a atuação de mulheres ainda é muito baixa. Laís Menezes, professora de Química no Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, foi convidada em 2019 pela UFS a tocar o projeto na escola. “Começamos em junho do ano passado e temos um edital de dois anos”, explica Menezes.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 21/01/2020, com informações do Galileu

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa