Fiocruz lança Concurso para meninas do DF

Qui, 23 de Janeiro de 2020 14:29

Vencedora ganhará uma viagem para o Rio de Janeiro, e terá a oportunidade de conhecer a Fiocruz, mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro

Que tal aproveitar o tempo das férias escolares para concorrer a uma viagem ao Rio de Janeiro e conhecer a Fundação Oswaldo Cruz, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, que este ano completa 120 anos? As jovens estudantes do Distrito Federal ou Entorno terão essa oportunidade. A Fiocruz Brasília lança, nesta quarta-feira (15/1), o Concurso de Ilustrações "A Ciência da vida: Minha vida é na ciência".

O Concurso, voltado para meninas estudantes entre 12 e 15 anos, de escolas públicas ou particulares, é parte das atividades da Fiocruz Brasília alusivas às comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Ciência em 11 de fevereiro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar, as estudantes devem criar uma ilustração e elaborar um texto escrito (entre 10 e 20 linhas) sobre o tema: "Ser uma cientista é..." As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de janeiro. Confira o regulamento.

A iniciativa tem como objetivo incentivar, divulgar e promover a reflexão sobre o tema Mais Meninas e Mulheres na Ciência, além de expor, em uma Mostra de Ilustrações, a visão das estudantes sobre a mulher cientista, por meio das ilustrações e dos relatos em formato de texto escrito.

O resultado será divulgado no dia 11 de fevereiro, durante o 1º Seminário #Mais Meninas na Fiocruz Brasília. Neste dia, a instituição estará de portas abertas para receber as meninas da comunidade escolar do DF e proporcionar a troca de vivências entre estudantes das escolas públicas do Distrito Federal e as cientistas da Fiocruz Brasília.

Dar visibilidade ao tema "Mulheres e Meninas na Ciência" e propor uma reflexão sobre o contexto da ciência no Brasil é um dos objetivos do evento, que propõe ainda a discussão e reflexões sobre a inserção das jovens e mulheres na ciência a partir da trajetória das pesquisadoras da Fiocruz e convidadas. O seminário é gratuito e será certificado pela Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG).

Seminário

A primeira edição do Seminário #Mais Meninas na Fiocruz Brasília incluirá a Mostra de Ilustrações com o tema "A Ciência da vida: Minha vida é na ciência". Outras informações sobre formulário de inscrições e condições para participação estão disponíveis no regulamento. Acesse aqui

Fonte: Portal CNPq