Editora da UFSCar lança livro sobre relações sociais e culturais entre o velho e o novo mundo

Qua, 22 de Janeiro de 2020 11:23

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lançou o livro Cuidar do espírito e do corpo entre o velho e os novos mundos (séculos XIII-XVIII), organizado por Susani Silveira Lemos França, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (FCHS-Unesp) em Franca, e Ana Carolina de Carvalho Viotti, historiógrafa do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica da Unesp, também em Franca.

O livro teve apoio da FAPESP pelo Projeto Temático “Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa”, coordenado por Jean Marcel Carvalho França, professor da FCHS-Unesp.

A obra aborda múltiplas relações sociais e culturais entre os séculos XIII e XVIII, com ênfase nos instrumentos moralizadores que, ao longo dos séculos, contribuíram para estabelecer um modo de viver qualificado como virtuoso, sustentado na ética cristã e focado em alguns momentos no corpo, outros na alma, ou em ambos.

O livro é dividido em três partes. A primeira destaca a importância de refletir sobre os pecados, por meio da meditação sobre o passado e a cogitação sobre o futuro, contemplando, por um lado, rituais, sentimentos familiares, sensações, formas de devoção aceitas ou condenáveis, receios e temores experimentados em situações conflituosas ou desoladoras, vividas ou imaginadas.

A segunda parte expõe os juízos sobre outros povos, com ênfase nas apreciações e avaliações sobre as aparências e os costumes alheios, a partir de certos fundamentos espirituais e morais do que se manifesta nos atos e nos aspectos. Na última parte, a obra se dedica às recomendações para sanar os males do corpo, sem perder de vista que muitos deles teriam origem em falhas espirituais e deveriam ser interpretados como sinais de Deus.

O livro custa R$ 58 e pode ser comprado pelo site da EdUFSCar.

Fonte: Portal Agência FAPESP