Yvonne Mascarenhas recebe o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann

Qua, 22 de Janeiro de 2020 11:18

A professora do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) Yvonne Primerano Mascarenhas foi homenageada com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química da USP.

O prêmio, criado em 1987, é destinado a pesquisadores que se destacam pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico.

Mascarenhas foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), em 1956. Ajudou a fundar o então chamado Instituto de Química e Física de São Carlos em 1971 e, em 1994, tornou-se a primeira diretora do então recém-formado IFSC-USP.

A professora atua em determinação de estruturas cristalinas e moleculares por difração de raios X, de amostras mono ou policristalinas; estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos por espalhamento de raios X a baixos ângulos.

Desde 2010, Mascarenhas também se dedica à difusão científica voltada ao ensino fundamental e médio, coordenando um grupo de trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos. Em 2013, recebeu o título de Professora Emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações de Adriana Cruz do Jornal da USP