logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Yvonne Mascarenhas recebe o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann

Qua, 22 de Janeiro de 2020 11:18

A professora do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) Yvonne Primerano Mascarenhas foi homenageada com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química da USP.

 

O prêmio, criado em 1987, é destinado a pesquisadores que se destacam pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico.

 

Mascarenhas foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), em 1956. Ajudou a fundar o então chamado Instituto de Química e Física de São Carlos em 1971 e, em 1994, tornou-se a primeira diretora do então recém-formado IFSC-USP.

 

A professora atua em determinação de estruturas cristalinas e moleculares por difração de raios X, de amostras mono ou policristalinas; estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos por espalhamento de raios X a baixos ângulos.

 

Desde 2010, Mascarenhas também se dedica à difusão científica voltada ao ensino fundamental e médio, coordenando um grupo de trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos. Em 2013, recebeu o título de Professora Emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações de Adriana Cruz do Jornal da USP

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa