Projeto de lei homenageia ex-diretor da FAPESP

Qua, 22 de Janeiro de 2020 10:56

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) propõe atribuir o nome “Prof. José Arana Varela” à Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara, unidade de ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza, do governo estadual.

Por indicação do vereador de Araraquara Jéferson Yashuda (PSDB), o deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB) apresentou o Projeto de lei nº 1309/2019, que presta homenagem ao professor Varela, falecido em 17 de maio de 2016, aos 72 anos de idade.

Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, Varela foi o primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010.

Varela foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

Foi membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. O professor também era membro da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society, do Conselho de Curadores da Ceramic and Glass Industry Foundation e da Materials Research Society.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Assessoria de Comunicação do CDM