INPI e instituto chinês CNIPA estudam ações em PI e inovação

Ter, 21 de Janeiro de 2020 15:09

O presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, recebeu no dia 15 de janeiro uma delegação chinesa para debater propostas de cooperação na área de propriedade industrial (PI) e inovação.

Gan Shaoning, vice-comissário do CNIPA (instituto chinês de propriedade intelectual), mencionou que os empresários chineses têm grande interesse em fazer negócios no Brasil, que já é hoje o quinto maior destino dos investimentos externos. Ele afirmou que futuramente, além dos acordos na área de patentes que estão sendo estudados no momento, poderão ser firmadas parcerias nas áreas de marcas, desenhos industriais e indicações geográficas.

Por sua vez, Furtado disse que a troca de experiências que o INPI vem fazendo com outros institutos de PI é fundamental para que possa lidar com as demandas para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Brasil.

Participaram da comitiva chinesa Yuan Qi e Yang Chengrui, respectivamente vice-diretor geral e diretor da Divisão 3 do Departamento de Cooperação Internacional do CNIPA, além do cônsul geral adjunto Chen Yongcan.

As autoridades presentes pelo INPI foram Liane Lage, diretora de Patentes; Ana Paula Gomes Pinto, chefe de gabinete; Vinicius Bogea, coordenador de Articulação e Fomento à PI e Inovação; e Leopoldo Coutinho, coordenador de Relações Internacionais.

Fonte: Portal INPI