Pós-doutorado em aerossóis biológicos com bolsas da FAPESP

Seg, 20 de Janeiro de 2020 15:42

Duas Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado são oferecidas pelo Projeto Temático “Amostragem e modelagem de aerossóis biogênicos primários no Sul-Sudeste do Brasil: associado às melhorias de modelos climáticos”, conduzido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). As inscrições vão até 27 de janeiro de 2020.

O bolsista selecionado para a primeira vaga participará de estudo voltado a fornecer um diagnóstico de alta resolução da física envolvida na formação de tempestades severas no Brasil e relacionar sua intensidade ao vapor de água e à concentração de aerossol. O candidato deve demonstrar disponibilidade para o trabalho de campo nos locais de amostragem do projeto: regiões oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná e sul de Minas Gerais.

O selecionado para a segunda vaga vai desenvolver esquemas de microfísica que possam usar a distribuição inicial do tamanho do aerossol. Os esquemas serão implementados no modelo BRAMS, as concentrações transportadas pelo ar e a distribuição dos tamanhos de partículas de bioaerossóis serão especificadas para os casos a serem simulados, com base nas medições em andamento no projeto.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail do coordenador do projeto, o professor Fabio Luiz Teixeira Gonçalves ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3392 e www.fapesp.br/oportunidades/3393.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP