Capes e universidades fazem missão para consolidar redes de pesquisa

Qui, 16 de Janeiro de 2020 17:02

Projetos desenvolvidos com instituições francesas vão contribuir para a formação de profissionais na área de sistemas complexos e inteligentes via eletrônica

A CAPES e três instituições brasileiras integrantes do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES PrInt) participam esta semana de uma missão oficial de trabalho na França que atua na consolidação redes internacionais de pesquisa. As universidades federais do Ceará (UFC) e Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) elaboraram um plano de trabalho associado às instituições francesas Centrale Supelec e Centrale Lille através do Programa Brafitec, que financia projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de engenharia.

Os projetos desenvolvidos vão contribuir para a formação de profissionais na área de sistemas complexos e inteligentes via eletrônica. Para a execução das ações, foi feito um plano de trabalho com prazos e metas que tem início este ano e duração prevista até 2023. A seleção dos alunosserá feita por edital a ser lançado pelas instituições participantes. Pelos próximos três anos, 36 alunos farão intercâmbio nas instituições francesas.

Anderson Correia, presidente da CAPES, participa da missão e destaca a importância dos projetos para a formação de recursos humanos. “As pesquisas que serão realizadas ajudam a desenvolver estrategicamente o país e aumentam a qualificação dos nossos profissionais. Os institutos franceses que participam deste projeto são reconhecidos pelo ensino de engenharia e vão contribuir para o crescimento conjunto das instituições.”, afirma Correia.

Ao todo, 36 instituições participam do CAPES PrInt, que fomenta a construção, implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização. Entre os objetivos principais do programa estão a consolidação de redes internacionais de pesquisa, promoção da mobilidade de professores e o estímulo à transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.

Fonte: Jornal da Ciência, 15/01/2020, com informações da Capes