Alunas de escolas públicas são incentivadas pela Fiocruz a seguir carreira na ciência

Qui, 16 de Janeiro de 2020 16:05

Doze meninas foram selecionadas para programa de estágio de um mês na Fundação Oswaldo Cruz, no Recife. Iniciativa é uma parceria com o Observatório Feminino do Nordeste

Incentivar meninas estudantes de escolas públicas a seguirem carreira na área da ciência. Foi com esse objetivo que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Recife, abriu um programa de estágio oferecendo12 vagas para elas passarem o mês de férias entre microscópios, balanças e tubos de ensaio (veja vídeo acima).

Nesse projeto, desenvolvido em parceria com o Observatório Feminino do Nordeste, o critério principal para a escolha das participantes era que elas fossem estudantes do ensino médio em escolas públicas. “[É] uma perspectiva de incluir essas meninas, de fomentar e incentivar que elas estejam nesses espaços”, afirmou Ana Cecília Cuentro, do Observatório Feminista do Nordeste.

As candidatas gravaram um vídeo curto justificando o interesse em participar da iniciativa. “Assim como mulher, eu justifiquei que eu, como menina periférica, pobre, que desde sempre estudou em escola pública, vive essa desigualdade na minha vida, eu merecia essa oportunidade”, disse a estudante Yasmim Nascimento.

Fonte: Jornal da Ciência, 15/01/2020, com informações do G1