Doutorado direto em física nuclear com bolsa da FAPESP

Ter, 14 de Janeiro de 2020 15:12

O Projeto Temático “Reações nucleares com núcleos fracamente ligados ou com estrutura de cluster, radioativos e estáveis” oferece uma Bolsa FAPESP de Doutorado Direto. Inscrições vão até 19 de janeiro de 2020.

A pesquisa investiga os mecanismos de quebra de núcleos estáveis fracamente ligados. Os experimentos são conduzidos no Laboratório Aberto de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), que abriga o acelerador de partículas Pelletron.

Ao longo do projeto, serão construídos novos detectores de partículas carregadas. Também está prevista a migração da atual eletrônica analógica para módulos digitalizados mais modernos, rápidos e com maior capacidade de processamento de dados. As medidas experimentais envolverão colaborações com outros grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros.

O candidato deve ter bacharelado em Física ou área de exatas. A inscrição deve ser feita pelo e-mail do professor Leandro Romero Gasques ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Os interessados devem colocar no campo assunto “Candidato a Bolsa de Doutorado Direto” e anexar histórico escolar completo e currículo atualizado em um único arquivo PDF:.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3342.

A bolsa de Doutorado Direto oferecida pela FAPESP tem duração de 48 meses e valor mensal de R$ 2.043,00 no primeiro ano, R$ 2.168,70 no segundo ano, R$ 3.010,80 no terceiro ano e R$ 3.726,30 no quarto ano. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/dd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP