Estudo associa desnutrição na gravidez a malformações por zika

Seg, 13 de Janeiro de 2020 16:27

Pesquisa aponta que baixa ingestão de proteínas por mães contaminadas pelo vírus está ligada à malformação de fetos. Resultados ajudam a entender por que Nordeste registrou tantos casos de microcefalia

O mais nefasto dos efeitos do vírus da zika, a síndrome congênita que provoca malformações do feto, como microcefalia, aparece com mais frequência em famílias com deficiências alimentares. A explicação para isso é apontada em um estudo publicado nesta sexta-feira (10/01) pelo periódico Science Advances: gestantes que se alimentam com níveis insuficientes de proteína estão propensas a sofrer alterações na estrutura da placenta, afetando o crescimento do embrião e, consequentemente, favorecendo malformações do bebê.

“Nossos resultados mostram pela primeira vez que a nutrição deficiente em proteínas é um fator importante a se levar em consideração na infecção por zika durante a gravidez, porque sua combinação pode levar a consequências severas no desenvolvimento”, afirma à DW Brasil a biomédica Patricia Pestana Garcez, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das autoras da pesquisa.

Os cientistas analisaram a transmissão vertical – ou seja, de mãe para filho – de zika entre camundongos infectados em laboratório e, em seguida, cruzaram os dados com os obtidos em entrevistas realizadas com 83 mães de bebês nascidos com microcefalia durante o surto de zika em 2015, no Nordeste brasileiro.

Os resultados ajudam a entender por que as taxas mais elevadas de síndrome congênita de zika daquele ano foram registradas na região, “onde as dietas tendem a carecer de proteína suficiente”, por conta das condições socioeconômicas mais precárias.

Fonte: Jornal da Ciência, 13/01/2020, com informações de Deutsche Welle Brasil