logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Chamada na área de saúde humana digital recebe propostas até 10 de fevereiro

Sex, 10 de Janeiro de 2020 09:58

A FAPESP recebe, até 10 de fevereiro de 2020, projetos de pesquisa em saúde humana digital no âmbito de uma chamada lançada pelo Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. O total de recursos disponível é de R$ 6 milhões.

 

O objetivo principal do programa é encorajar abordagens ousadas, inovadoras e não convencionais para pesquisa multidisciplinar envolvendo colaboração conjunta de pesquisadores da computação e de outras áreas. Esta é a primeira chamada do programa voltada especificamente para pesquisas em saúde humana.

 

Os projetos em eScience devem abranger pelo menos duas áreas do conhecimento, sendo uma delas computação e a outra relacionada com a saúde humana, como nutrição, medicina e biomedicina.

 

“Já os projetos em Data Science precisam necessariamente envolver grandes volumes de dados. Em ambos os casos, não se trata apenas de usar dados na sua pesquisa em saúde, mas de realizar efetivamente uma pesquisa na área de dados”, disse Claudia Bauzer Medeiros, integrante da Coordenação Adjunta da FAPESP para o Programa de Pesquisa em eScience e Data Science.

 

Modalidades

 

Os interessados em submeter propostas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas durante um evento realizado na FAPESP no fim de 2019. Pesquisadores presentes fizeram perguntas sobre as diferenças entre as modalidades de auxílio para pesquisas acadêmicas (Projeto Temático, Regular e Jovens Pesquisadores) e os requisitos para submeter propostas em cada linha de fomento.

 

Medeiros explicou que as modalidades exigem diferentes níveis de experiência dos proponentes e têm duração variada. Disse ainda que todos os projetos, independentemente do tipo, precisam ser redigidos em inglês, considerar que haverá treinamento em eScience e conter um plano de disseminação e reúso dos dados obtidos.

 

Além de pesquisadores ligados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo, a chamada também é aberta a pesquisadores em pequenas empresas (com até 250 empregados), no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

 

Os participantes do evento também fizeram perguntas sobre os requisitos para submeter uma proposta na fase 1 e na fase 2 do PIPE. “Dificilmente alguém que não passou pela fase 1 será selecionado diretamente para a fase 2. No entanto, se o projeto for muito bom e o empreendedor justificar bem porque deve ir direto para a fase 2, pode ser contemplado”, disse Fabio Kon, membro da Coordenação Adjunta da Pesquisa para Inovação da FAPESP.

 

Mais informações em www.fapesp.br/13658 e www.fapesp.br/13652.

 

Fonte: Portal Agência FAPESP

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa