“A ciência está em todo lugar”

Seg, 06 de Janeiro de 2020 17:13

A declaração é da professora da USP, Regina Pekelmann Markus, em seu depoimento para a campanha “Ciência, pra que ciência?”, da SBPC

A SBPC continua recebendo vídeos para a campanha “Ciência, pra que ciência?”, que mostra por que pesquisas, possibilitadas com financiamento público das agências de fomento nacionais, são importantes para o desenvolvimento e bem estar de toda a população. Lançada pela SBPC com o objetivo de chamar a atenção para o desmantelamento do sistema nacional de C&T brasileiro, a campanha já reúne mais de 160 depoimentos.

À medida que a crise no setor de CT&I se acirra, com risco iminente de extinção ou fusão das principais agências de fomento – Capes, CNPq e Finep – a comunidade científica tem buscado mais e mais apoio da população para sensibilizar e pressionar o governo a reverter esse quadro de desmonte e colocar ciência e educação como os pilares da retomada do crescimento do País. A participação na campanha é uma forma de envolver toda a sociedade na defesa da ciência brasileira.

O último depoimento recebido em 2019 pela entidade foi o da professora da Universidade de São Paulo, Regina P. Markus, que ressalta a importância da ciência na vida de todos. Ela cita alguns exemplos do conhecimento científico desenvolvido ao longo de décadas, como o automóvel e vários tipos de energia existentes. Markus, que é ex-secretária-geral da SBPC, também explica que a ciência está presente em diversos setores como o da saúde, da agricultura e até mesmo por trás dos caixas eletrônicos dos bancos. “Existe ainda a ciência básica, quando os cientistas pesquisam e criam condições de romper com o que existe hoje, além de transformar o amanhã em algo diferente”, explica. Ela conclui enfatizando que “a ciência está em todo lugar, e para que isso continue, é preciso investir em ciência básica”.

Todo os vídeos estão disponíveis na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet). Estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência estão convidados a participar da campanha e compartilhar suas histórias. Basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Participe e apoie a ciência brasileira!

Fonte: Jornal da Ciência, 20/12/2019