logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Science elege os melhores e piores momentos da ciência em 2019

Seg, 06 de Janeiro de 2020 16:57

A revista norte-americana elege os 10 feitos científicos e os quatro piores momentos de 2019. O primeiro registro de um buraco negro encabeça a lista de destaque. Os incêndios na Amazônia lideram a outra

 

O registro inédito de um buraco negro foi considerado o maior feito científico de 2019 pela revista Science, que, desta vez, também pontuou o que “deu errado no mundo da ciência” neste ano. Os incêndios na Amazônia encabeçam a lista de piores momentos, que conta ainda com o ressurgimento dos casos de sarampo, a redução das populações de pássaro e a falta de vontade política, principalmente nos Estados Unidos, para enfrentar os problemas climáticos.

 

Segundo a revista, “fazendeiros e agricultores cortam e vendem árvores valiosas da Amazônia e, depois, queimam a floresta para abrir espaço para o plantio de culturas ou para a criação de gado. O presidente brasileiro é citado pela Science na apresentação dos destaques negativos. “Desde que se tornou presidente, em janeiro, (Jair) Bolsonaro pressionou pelo desenvolvimento agrícola na Amazônia e cortou o orçamento para a proteção ambiental. Depois do início dos incêndios, Bolsonaro culpou as organizações não governamentais e chamou os números de desmatamento de ‘mentira’”, diz o texto, que também cita a demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Ricardo Galvão. O físico foi eleito, nesta semana, um dos 10 cientistas de destaque do ano pela também prestigiada revista Nature.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 20/12/2019, com informações do Correio Braziliense

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa