O vírus zika atinge também o cérebro dos adultos

Sex, 20 de Dezembro de 2019 15:57

“Com o mapeamento do modo de atuação do vírus, falta o poder público delinear um forte esforço de ações de prevenção e esclarecimento sobre o combate ao mosquito vetor”, escreve Roberto Lent, professor emérito da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or, em artigo para O Globo

A epidemia de zika que assolou o Brasil entre 2012 e 2016 já arrefeceu, mas o mosquito continua à espreita, ajudado pela incapacidade de nossos governantes em garantir saneamento e saúde de qualidade para a população. A comunidade científica brasileira se mobilizou, na ocasião, e muitos grupos de pesquisa se destacaram na abordagem de todos os aspectos que permitissem controlar a epidemia e mitigar suas consequências.

A relação do vírus com a microcefalia que acomete os bebês quando a infecção de suas mães ocorre durante a gestação foi prontamente elucidada pela competência de Patrícia Garcez, Stevens Rehen e Amilcar Tanuri e sua equipe na UFRJ e no Instituto D’Or, ainda com a epidemia a todo vapor. Um exemplo virtuoso da capacidade e importância da ciência brasileira em beneficiar o país.

Fonte: Jornal da Ciência, 19/12/2019, com informações de O Globo