logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Como a ida à Lua gerou o maior caso de inovação tecnológica da história

Sex, 20 de Dezembro de 2019 15:24

“Tecnologia espacial é cara, mas todos no planeta se beneficiam dela, mesmo sem se darem conta: um exemplo interessante é o do GPS”, escrevem as astrônomas Ana Posses, Duília de Mello e Geisa Ponte, em artigo para a revista Galileu

 

O maior caso de inovação tecnológica da história completou 50 anos em julho: o pouso na Lua. Foram décadas de preparo até conseguirmos vencer a gravidade terrestre e deixar o nosso planeta.

 

Tivemos que inventar tudo, desde o foguete até a roupa dos astronautas. Apesar da invenção do foguete em 1926 pelo físico americano Robert Goddard, demoramos mais de quatro décadas para transformá-lo em um veículo capaz de levar humanos até a Lua. Não foi nada fácil. Três astronautas americanos perderam a vida na primeira missão Apollo, quando o foguete pegou fogo durante um teste em 1967.

 

Até que, em 1969, deu tudo certo e dois humanos caminharam pelo solo lunar mudando o rumo da história da humanidade. A Nasa enviou outras cinco missões à Lua, mas cancelou o programa Apollo em 1972 por falta de recursos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 19/12/2019, com informações da Galileu

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa