Pesquisa científica aproxima estudante do ensino médio da universidade pública

Sex, 20 de Dezembro de 2019 15:03

Alunos veem nas bolsas uma oportunidade de aprender de forma mais prática

Quando começou a estudar na Escola Técnica Estadual Santa Efigênia, na região central de São Paulo, Victor Luigi, 15, do primeiro ano do ensino médio, já tinha interesse por pesquisa acadêmica. O gosto foi despertado pela irmã, que cursou licenciatura em ciências da natureza na USP (Universidade de São Paulo). “Ela me levava em alguns eventos abertos na área de ciências na faculdade e despertava curiosidade”, diz ele.

No início de 2019, ele soube de um edital para pré-iniciação científica destinado a estudantes de ensino médio e foi um dos 11 mil bolsistas contemplados com uma bolsa de R$ 100 pelo programa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promove essa modalidade desde 2003.

Fonte: Jornal da Ciência, 19/12/2019, com informações da Folha de S. Paulo