Estudo avalia testes de chikungunya em cenário de dengue e zika

Sex, 20 de Dezembro de 2019 15:01

Resultados da pesquisa da Fiocruz Bahia, UFBA, Universidade de Emory (EUA) e Universidade do Texas (EUA) apontaram que ambos os testes, Inbios e Euroimmun, têm alta sensibilidade para amostras obtidas na fase convalescente da doença

Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Emory (EUA) e Universidade do Texas (EUA) foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho diagnóstico de dois testes disponíveis no mercado – Inbios International e Euroimmun – para diagnostico sorológico de infecções pelo vírus chikungunya. O trabalho foi publicado no International Journal of Infectious Diseases.

Os sintomas iniciais das infecções por chikungunya, dengue e zika são bem semelhantes e incluem febre, erupção cutânea e dor nas articulações. Por isso, em áreas de co-circulação desses arbovírus, ferramentas de diagnóstico laboratorial para distinguir cada uma das infecções são essenciais tanto para uma vigilância eficaz como para o manejo clínico da doença.

No estudo, os pesquisadores avaliaram a acurácia dos dois testes sorológicos na detecção de anticorpos do tipo IgM contra o vírus chikungunya em soros de 372 pacientes com doença febril aguda, de Salvador, entre os anos de 2014 e 2016 – um período em que os vírus da chikungunya, dengue e zika eram transmitidos simultaneamente na cidade. No trabalho, foi avaliado a sensibilidade para casos de chikungunya confirmados por RT-PCR e a especificidade em soros de casos de dengue e zika, também confirmados por RT-PCR, e em pacientes febris com RT-PCR negativos para os três vírus.

Os resultados da pesquisa apontaram que ambos os testes, Inbios e Euroimmun, têm alta sensibilidade para amostras obtidas na fase convalescente da doença. No entanto, o Euroimmun apresentou um pouco mais de resultados duvidosos e a especificidade foi um pouco menor, o que pode resultar em uma maior taxa de falsos positivos se o teste for utilizado em períodos de baixa transmissão de chikungunya.

Fonte: Jornal da Ciência, 19/12/2019, com informações da Agência Fiocruz