CNPq vai priorizar editais para distribuir bolsas de mestrado e doutorado; modelo tira decisão das universidades

Sex, 20 de Dezembro de 2019 15:00

Programas de pós-graduação não terão mais cotas de bolsas para distribuir, e terão que participar de ‘chamadas públicas’ centralizadas, diz Conselho. Regras detalhadas ainda estão em definição

Em 2020, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai tirar do papel um novo sistema para definir que estudantes de mestrado e doutorado terão acesso a suas bolsas de pesquisa. As regras do novo modelo “estão presentemente sendo finalizados”, diz o CNPq, mas a mudança vai priorizar as pesquisas em áreas prioritárias e estratégicas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC).

Fontes ouvidas pelo G1 informaram que o modelo de distribuição via editais já vinha sendo estudado há anos dentro do conselho, e ganhou força depois de rumores de que o governo federal pretende fundir o CNPq com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também oferece bolsas em nível nacional, e está vinculada ao Ministério da Educação.

Fonte: Jornal da Ciência, 19/12/2019, com informações do G1