Gestão pública da saúde terá reforço de evidências científicas

Sex, 20 de Dezembro de 2019 14:31

A parceria reúne as universidades Federal (UFMS) e Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e a unidade da Fiocruz no estado para produzir estudos primários, revisões rápidas, avaliações econômicas, entre outras funções

A Fiocruz Mato Grosso do Sul assina nesta terça-feira (17/12) um acordo de cooperação para dar início às atividades do Núcleo de Evidência (NEv) em Saúde em Campo Grande. A solenidade ocorrerá às 9h, na Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma das parceiras do projeto, junto com a Universidade Federal do estado (UFMS) e de seu Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, além da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Criado em maio deste ano, o NEv tem como objetivo promover e facilitar o uso de evidências científicas para informar o gestor de políticas públicas de saúde no processo de tomada de decisão. O Núcleo vai produzir estudos primários, revisões rápidas, avaliações econômicas, produção de sínteses de evidências, preparação de diálogos deliberativos, elaboração de produtos de tradução e divulgação científica.

Segundo a Rede para Políticas Informadas por Evidência (EVIPnet – do inglês Evidence-Informed Policy Network), o NEv de Campo Grande é o 13º criado em todo o país e agora passa a integrar a estrutura nacional de desenvolvimento de evidências científicas. A EVIPnet foi criada, em 2004, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde.

No Brasil, a EVIPnet é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Isso garante ao município a possibilidade de, por meio do NEv, estabelecer parcerias com instituições de ensino, pesquisa, autarquias, serviços de saúde, outras secretarias municipais ou estaduais de Saúde, bem como demais NEv no país e no mundo.

Fonte: Jornal da Ciência, 17/12/2019, com informações da Agência Fiocruz