Presidente da Capes é nomeado reitor do ITA e Ministério da Educação terá nova baixa

Sex, 20 de Dezembro de 2019 14:27

Anderson Correia já havia sido reitor do ITA entre 2016 até janeiro de 2019

O atual presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, foi nomeado nesta terça-feira (17) como novo reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). O ato indica uma nova baixa na equipe do MEC (Ministério da Educação).

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é ligada ao MEC. O órgão é responsável pelo sistema de pós-graduação no país.

A Folha revelou em outubro que Correia havia se candidatado para voltar ao ITA, em meio a discussões sobre uma possível fusão com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ele já havia comandado o instituto antes de chegar à Capes.

Ligado às Forças Armadas, o ITA seleciona o reitor a partir de um concurso aberto. O nome de Correia foi definido pelo Comando da Aeronáutica no último dia 12 e ele deve assumir no dia 27 de janeiro de 2020.

O MEC já está em busca de um substituto. O reitor do Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, é um dos cotados — ele esteve com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no último dia 11.

Fonte: Jornal da Ciência, 17/12/2019, com informações da Folha de S. Paulo