logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

A Academia de Ciências Paulista convida você para falar de ciência e tecnologia

Sex, 20 de Dezembro de 2019 14:26

“Ampliar a participação de cientistas e professores nos debates da sociedade brasileira é hoje também uma aspiração legítima que leva muitos profissionais a pensar sobre como isso deve ser feito”, comenta Vanderlan da Silva Bolzani, presidente da Aciesp e membro do conselho da SBPC

 

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) está sob nova direção e almeja a colaboração do seu quadro de cientistas renomados. Estamos ainda na fase de transferência oficial da Diretoria e já colocando na pauta de 2020 uma série de ações que permitam não apenas discutir, mas elaborar documentos norteadores de ciência e tecnologia que possam impactar ainda mais o ambiente de C&T do Estado. Desta forma, estamos trabalhando para formalizar em 2020 uma programação de eventos com o objetivo de promover e ampliar o debate sobre os avanços do estado da arte das áreas de Biociências, Ciências Aplicadas, Física, Geociências, Matemática e Química, que constam do Estatuto e estão alinhadas com o desenvolvimento local, nacional e internacional. A ACIESP, dado ao corpo de seus membros, está aberta as colaborações e ações aptas a responder questões da área de ciência e tecnologia, e para isso gostaríamos de contar com o apoio dos vários agentes envolvidos com esse campo, como instituições de ensino e pesquisa, empresas público-privadas e entidades empresariais.

 

Ampliar a participação de cientistas e professores nos debates da sociedade brasileira é hoje também uma aspiração legítima que leva muitos profissionais a pensar sobre como isso deve ser feito. Não fomos instruídos para comunicação científica para a sociedade mas, enquanto cientistas, temos que concretizar ações que permitam melhorar e ampliar este conhecimento na sociedade. Portanto, conclamar a participação dos nossos colegas e amigos acadêmicos é uma das tarefas que se propõe a ACIESP, criada há 45 anos, e integrada por cientistas e docentes de São Paulo com renomada atuação no país e no exterior.

 

Para a sociedade brasileira, hoje com grande carência de diálogo, fica cada vez mais evidente a importância de espaços de interlocução, onde o valor da opinião esteja assentado no conhecimento científico e na experiência acumulada de tantos acadêmicos em áreas estratégicas para desenvolvimento social e econômico.

 

O Estado de São Paulo reúne cerca de 30 mil profissionais na categoria de pesquisadores e é responsável por quase metade da pesquisa feita no país. Essa comunidade apresenta demandas comuns aos profissionais de outros Estados, mas tem também características próprias e o caminho é o trabalho coletivo e coeso dos membros acadêmicos e da atual diretoria da ACIESP.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 17/12/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa