Oportunidade para doutores empreendedores do Rio de Janeiro

Qui, 19 de Dezembro de 2019 16:55

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro está com edital aberto até o dia 20 de janeiro para o programa “Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação”

Você é jovem e empreendedor? Mora no Rio e tem doutorado? Então, tem uma ótima oportunidade para levar adiante sua ideia. A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro está com edital aberto até o dia 20 de janeiro para o Programa “Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação”.

Os recursos são de R$ 5 milhões e 400 mil reais e cada projeto aprovado receberá até R$ 50 mil reais, mais bolsa de Doutor Empreendedor no valor de R$ 4.100,00 mensais e uma bolsa de Iniciação Tecnológica para graduandos no valor de R$ 420,00 mensais. A seleção se dará em duas etapas. O resultado final será divulgado em maio de 2020.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Faperj, Maurício Guedes, o intuito é fomentar a transformação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação conduzidos por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro em empreendimentos baseados em conhecimento científico e tecnológico.

O edital visa contribuir para a interação universidade-empresa através do estímulo à transformação do conhecimento gerado nas instituições de ciência e tecnologia com soluções para o mercado e para a sociedade de forma ampla.

Com este edital, o objetivo é incentivar a aproximação dos doutores empreendedores com os mecanismos de apoio à geração de empreendimentos inovadores localizados no Estado do Rio de Janeiro – incubadoras de empresas, aceleradoras de negócios, espaços de coworking que ofereçam mais do que espaço físico, além de empresas que queiram abrigar e apoiar o desenvolvimento de startups, laboratórios abertos de prototipação de produtos e processos, espaços de geração de empreendimentos.

Segundo Mauricio Guedes destaca, com o lançamento desse edital, a Faperj sinaliza para a comunidade acadêmica que existe um enorme potencial ainda pouco explorado no Rio de Janeiro para que os conhecimentos gerados nos programas de pós-graduação cheguem à sociedade também na forma de novos produtos e serviços inovadores. De acordo com ele, “o Estado do Rio de Janeiro tem hoje mais de 15 mil estudantes de doutorado e pode incrementar a geração de emprego e renda com atividades econômicas baseadas no conhecimento. Ao lançar o programa Doutor Empreendedor, a Faperj está atendendo à sua missão institucional naquilo que se refere ao desenvolvimento econômico baseado na inovação”.

Mais detalhes em http://www.faperj.br/?id=3878.2.0

Fonte: Jornal da Ciência, 17/12/2019, com informações da Ascom – Faperj