logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Série Mulheres Cientistas entrevista pesquisadora da UFMG que descobriu molécula para tratar inflamação

Qui, 19 de Dezembro de 2019 14:59

Michelle Sugimoto venceu o Prêmio Capes de Tese 2019 com pesquisa sobre a molécula plasmina, que inova no tratamento de doenças inflamatórias crônicas

 

Com a tese Estudo do sistema plasminogênio/plasmina na resolução da inflamação: efeitos nas funções de macrófagos e neutrófilos, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFMG, Michelle Sugimoto descobriu, de forma inédita, que a plasmina é uma molécula pró-resolutiva que induz ao término da inflamação, além da sua função anticoagulante.

 

A descoberta inovadora sobre a substância produzida no fígado é um avanço no tratamento de doenças inflamatórias crônicas ou com componentes inflamatórios. “É um passo à frente para termos novos fármacos no futuro que ajudarão nos desafios que ainda permanecem para tratar pessoas com enfermidades como a artrite, gota, Alzheimer, obesidade, dentre outras”, destaca a cientista Michelle Sugimoto.

 

Mais informações sobre a pesquisa podem ser conferidas no sétimo episódio da série Mulheres Cientistas, produzida pela TV UFMG.

 

Lançada em outubro, a série da TV UFMG tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, dilemas e desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil. Os episódios anteriores abordaram as trajetórias das pesquisadoras Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE); Aline Miranda, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação (DCC); Adla Betsaida, também da FaE; e Ana Cristina Simões, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e Sônia Carvalho, do Instituto de Ciências Exatas (Icex).

 

Fonte: Jornal da Ciência, 16/12/2019, com informações da Ascom UFMG

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa