logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC e MME constituem grupo de trabalho para CT&I em mineração e energia

Seg, 16 de Dezembro de 2019 14:17

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério de Minas e Energia (MME) assinaram, nesta quinta-feira (12), portaria interministerial para instituir um grupo de trabalho, denominado CTIME, que vai propor a governança das atividades de ciência, tecnologia e inovação nos setores de mineração e energia. Assinaram a portaria em uma cerimônia realizada no auditório do MME, em Brasília, o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, e o ministro do MME, Bento Albuquerque.

 

Em sua fala no evento, o ministro do MCTIC ressaltou a importância de terras raras, mineração e energia e que o ministério é uma ferramenta que pode ajudar a desenvolver o potencial econômico desse setor. “O presidente Bolsonaro desde o início do ano vem falando a respeito de nióbio, grafeno e outros materiais avançados”, lembrou o ministro. “Ele sabia da importância desses materiais estratégicos para o país e o quanto isso pode melhorar nosso desenvolvimento econômico e social”.

 

O ministro do MME destacou a importância do evento, afirmando que a portaria vai auxiliar a aplicação de recursos de pesquisa no setor de mineração e energia. “Todos nós, responsáveis pelas políticas públicas do setor, sabemos da importância da tecnologia e da inovação para que as políticas sejam implementadas e que os resultados para a sociedade venham na forma de segurança energética, minerais que usamos no dia a dia”, disse. “São a ciência e a tecnologia que vão nos ajudar a transformar nossas commodities em produtos de valor agregado. ”

 

Entre as atribuições do CTIME, estão a identificação de modelos de governança, proposição de um plano de trabalho e submeter aos ministros subsídios para as atividades do grupo de trabalho. O CTIME terá a duração de 45 dias a partir da data de publicação da portaria, ao fim dos quais será apresentado o plano de trabalho contendo proposta de governança, diretrizes e ações para compartilhamento e disseminação de informações.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa