Confira o resultado final da Chamada do SinBiose via CNPq e MCTIC

Sex, 13 de Dezembro de 2019 11:29

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da primeira Chamada pública do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose, fruto de uma parceria entre o CNPq e o MCTIC.

Os projetos irão compor o primeiro grupo de sínteses apoiadas pelo SinBiose. Com amplas redes de pesquisa, forte característica interdisciplinar e incluindo objetivos relacionados com o embasamento cientifico da tomada de decisão, os projetos apresentam alta aderência ao conceito de síntese científica expresso na Chamada.

Além de pesquisadores em diversas disciplinas acadêmicas, os grupos contam com a participação de gestores ambientais. Os projetos abordam temas relevantes, como integridade ecológica, regeneração natural e impactos da degradação ambiental na Amazônia; impactos da perda de biodiversidade sobre os recifes brasileiros; intensificação da polinização para agricultura sustentável, relações entre serviços ecossistêmicos e saúde humana, envolvendo zoonoses e doenças tropicais negligenciadas e restauração de vegetação campestre.

Os sete projetos selecionados envolvem 133 participantes, de 93 diferentes instituições, sendo 65 instituições brasileiras e 28 instituições do exterior. As instituições parceiras do exterior estão distribuídas em 9 diferentes países, demonstrando a relevante inserção internacional do SinBiose já na sua primeira chamada. Os resultados evidenciam a maturidade da comunidade cientifica na área de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e também a sua disposição em se engajar em novas formas de produção de conhecimento relevante dos pontos de vista científico e social.

Os projetos terão duração de 24 meses, ao longo dos quais serão apoiados e acompanhados de perto em seu desenvolvimento pela Gerência de Projetos do SinBiose e demais instâncias que compõem a estrutura de governança do Centro. Um seminário marco zero será realizado no primeiro semestre de 2019, em data a ser definida.

Os projetos aprovados podem ser consultados na página do CNPq e do SinBiose.

Fonte: Portal CNPq