Torneio Meninas na Matemática anuncia suas vencedoras

Qui, 12 de Dezembro de 2019 17:06

Competição concedeu 24 medalhas e 37 certificados de menção honrosa

A 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática anunciou suas vencedoras nesta quarta-feira, 11 de dezembro. No total, foram concedidas 24 medalhas e 37 certificados de menção honrosa. Cerca de 170 estudantes dos ensinos médio e fundamental participaram da competição. Consulte aqui a lista das estudantes premiadas.

As vencedoras de medalha de ouro, prata e bronze serão convidadas a participar da 23ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática, que será realizada na cidade de Natal (RN), em janeiro de 2020. Na oportunidade, os estudantes participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e interagem com outros jovens em atividades de lazer.

A iniciativa surgiu para incentivar a participação das mulheres em olimpíadas científicas, uma vez que elas são, historicamente, minoria nessas competições. A competição foi inspirada no European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), a olimpíada europeia de Matemática para mulheres. O Brasil participa da EGMO desde a edição de 2017.

O Torneio foi realizado pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) e promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) também apoiou a competição.

Fonte: Jornal da Ciência, 12/12/2019, com informações do MCTIC