Professor de direito da UnB recebe prêmio máximo da ciência alemã

Qui, 12 de Dezembro de 2019 16:00

Com incentivo da Fundação Alexander von Humboldt, jurista passará um ano na Alemanha desenvolvendo um livro. Ele acumula 10 anos de experiência no País

Professor de direito da Universidade de Brasília (UnB) desde 2011, Marcelo da Costa Pinto Neves ganhou um dos maiores reconhecimentos da ciência alemã: o prêmio anual de pesquisa da Fundação Alexander von Humboldt — instituição nomeada em homenagem ao geógrafo, naturalista e explorador alemão que viveu entre 1769 e 1859. Por esse motivo, a fundação geralmente reconhece pesquisadores das áreas de ciências naturais e exatas. Para o jurista brasileiro de 62 anos, receber essa recompensa foi uma grata surpresa.

“A indicação foi feita por dois colegas que conheci na Alemanha: Alfons Bora, da Universidade de Bielefeld; e Thomas Duve, do Instituto Max Planck de História do Direito Europeu”, conta. “Eles perguntaram se poderiam me indicar. Eu disse que sim, mas achei que seria muito improvável até pela história do prêmio”, admite. Esta é a primeira vez que um brasileiro será condecorado pela Fundação Alexander von Humboldt na área do direito. Há três anos, Marcelo Tabarelli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu a honraria no ramo de ecologia.

Fonte: Jornal da Ciência, 11/12/2019, com informações de Correio Braziliense