logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

O papel das empresas contra as mudanças climáticas

Qui, 12 de Dezembro de 2019 14:30

Até 2100, o valor dos ativos financeiros sob risco relacionado a mudanças climáticas deve somar até US$ 43 trilhões, escrevem Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Maurício Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil

 

A 25ª Conferência de Partes de Clima da ONU (CoP-25), que acontece em Madri, na Espanha, é a última antes das metas do Acordo de Paris entrarem em vigor. A expectativa é forte de que, se não forem concluídas, pelo menos que avancem a bom termo as negociações sobre o Livro de Regras para implementação do Acordo. Mais ambição nos compromissos e ações climáticas efetivas e urgentes é o que se espera dos países signatários. Paralelamente às ações dos governos, tem ganhado expressividade a participação dos atores não-governamentais neste processo, como o setor empresarial.

 

Cada vez mais a redução de emissões de gases de efeito estufa pautam os negócios por uma questão de sobrevivência. Não se trata de demagogia. Os efeitos do aquecimento global estão presentes e afetam direta ou indiretamente as atividades das empresas. Não agir é como agir contra o próprio negócio, e as empresas estão aprendendo a calcular o custo da inação e incorporá-lo ao seu core business, utilizando esse cálculo, inclusive, para rever ou suspender empreendimentos e para buscar financiadores.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 11/12/2019, com informações de Valor Econômico

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa