logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Quando as sociedades se tornaram modernas? “Grande história” lança ideia popular da idade axial

Qui, 12 de Dezembro de 2019 14:17

A transição da humanidade para a modernidade no primeiro milênio a.C. foi muito mais confusa do que se pensava, segundo um estudo abrangente de dados históricos

 

É uma ideia que influencia há mais de 200 anos: em meados do primeiro milênio a.C. a humanidade passou por um divisor de águas psicológico e se tornou moderna. Essa ‘Era Axial’ transformou um mundo arcaico de governantes divinos, escravidão e sacrifício humano para uma era mais esclarecida, que valorizava a justiça social, os valores da família e o estado de direito.

 

Há um consenso de que a humanidade está passando por uma segunda Era Axial, impulsionada pelo rápido crescimento populacional e mudanças tecnológicas. No entanto, de acordo com a maior pesquisa transcultural já realizada sobre dados históricos e arqueológicos, a primeira dessas épocas nunca aconteceu – ou pelo menos se desenrolou de maneira diferente da narrativa proposta originalmente.

 

Grandes mudanças ocorreram na maneira como os seres humanos entendiam seu lugar no universo, e seus relacionamentos entre si encontram a análise. Mas algumas vezes essas mudanças na sociedade aconteciam antes do primeiro milênio a.C., outras vezes depois. E nem sempre ocorreram nas sociedades tipicamente consideradas “axiais” – o que é hoje a Grécia, Israel – Palestina, Irã, Índia e China – embora tenham ocorrido em outras sociedades. “Não conseguimos encontrar nenhuma idade axial consistente que estivesse confinada a essas cinco sociedades”, diz a antropóloga Jenny Reddish no Complexity Science Hub em Viena, uma das autoras da pesquisa.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 10/12/2019, com informações da Nature

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa