Grupo da USP transforma segredos dos genes humanos em tratamentos para todos

Qui, 12 de Dezembro de 2019 14:14

Com sede na Cidade Universitária, em São Paulo, o Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco desenvolve pesquisa básica e aplicada ligada ao genoma humano, doenças genéticas e estudos com células-tronco

Em abril deste ano, a empresa americana 23andMe comemorou em seu site oficial a marca de 10 milhões de clientes. Especializada em testes genéticos com rapidez, a corporação financiada por gigantes da tecnologia como o Google confirmou que, em média, 43.000 novas pessoas são testadas todos os dias nos Estados Unidos.

No Brasil, iniciativas como o Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), ligado ao Instituto de Biociências (IB) da USP, trazem números mais modestos, mas realizam testes genéticos acessíveis, ao mesmo tempo em que produzem pesquisas capazes de transformar a indústria e a saúde da população.

Nascido em 2000, o CEGH-CEL desenvolve pesquisa básica e aplicada ligada ao genoma humano, doenças genéticas e estudos com células-tronco, além de atividades de educação e de transferência de tecnologia.

Fonte: Jornal da Ciência, 10/12/2019, com informações do Jornal da USP