Universidades no Brasil têm liberdade de pensamento ameaçada, diz relatório internacional

Qua, 11 de Dezembro de 2019 15:39

Ataques e ameaças a estudantes e pesquisadores colidem com valores fundamentais das universidades

O Brasil entrou em uma lista de países nos quais a liberdade de pensamento nas universidades está em risco. A inglória posição deve-se a um aumento, identificado pelos organizadores de relatório internacional, nas pressões de motivação política em instituições brasileiras, incluindo ameaças e ataques a estudantes que fazem parte de minorias e propostas de legislação que colocam em risco as atividades e os principais valores das universidades.

O relatório em questão é o Free to Think 2019, produzido no projeto Academic Freedom Monitoring (Monitoramento da Liberdade Acadêmica), da organização Scholars At Risk (SAR), de Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi divulgado, no final de novembro, como parte de um relatório anual da SAR e analisa 324 ataques a comunidades de ensino superior que ocorreram em 56 países entre setembro de 2018 e agosto de 2019.

O documento descreve essas agressões, incluindo uma série de atentados que resultaram na morte de acadêmicos e estudantes no Afeganistão; prisões e processos ilegais de estudiosos, em particular na Turquia e no Sudão; pressões diversas sobre a liberdade de expressão de estudantes envolvendo mais de cem incidentes documentados em todo o mundo; além de restrições às viagens acadêmicas, principalmente por parte de autoridades dos EUA, Israel e China.

Fonte: Jornal da Ciência, 09/12/2019, com informações do Jornal da USP