Bolsista da FAPESP mapeia doenças e infecções em hospitais no Brasil

Seg, 09 de Dezembro de 2019 16:30

O fisico Thomas Nogueira Vilches mapeou doenças e infecções em mais de 6 mil hospitais no Brasil em sua tese de doutorado “Epidemiologia Matemática em Redes Complexas”, pelo Instituto de Biociências (IBB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.

Com apoio da FAPESP e coordenação da professora Cláudia Pio Ferreira (IBB-Unesp), o estudo usou modelos matemáticos e computacionais, considerando tamanho e localização de cada unidade.

Assim, foi possível criar uma rede para representar as relações de transferência de pacientes entre os hospitais. Além das infecções hospitalares, a pesquisa também cruza dados sobre outras doenças como influenza, dengue e zika.

A qualidade do trabalho fez com que Vilches recebesse Menção Honrosa no prêmio “Odelar Leite Linhares” na categoria “Melhor Tese de Doutorado”. O prêmio é outorgado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e foi entregue durante o 49º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, realizado em Uberlândia (MG), de 16 a 20 de setembro de 2019.

Em entrevista para o portal da Unesp, Vilches enfatiza que o principal objetivo do seu trabalho é ajudar no direcionamento dos esforços dos responsáveis pelo controle das doenças, como o Setor de Vigilância Epidemiológica.

"O trabalho realizado reforça a importância de conscientizar a população para que indivíduos tomem medidas de prevenção de infecções (como a influenza) mesmo após serem vacinados”, disse Vilches, atualmente no pós-doutorado, também com apoio da FAPESP.

Mais informações em: https://bit.ly/2KgiDh1.

Fonte: Portal Agência FAPESP