INPI recebe delegação sul-coreana para estreitar ações de cooperação

Seg, 09 de Dezembro de 2019 15:35

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, o INPI recebeu membros do Instituto Coreano de Informação em Patentes (KIPI, na sigla em inglês) e da Agência de Promoção de Investimentos Comerciais da Coreia (KOTRA, na sigla em inglês) para apresentação de projeto voltado ao aprimoramento dos sistemas informacionais de patentes, além de reuniões e visitas técnicas às áreas do Instituto.

No primeiro dia de visita, foi realizado seminário de lançamento do Programa KSP (Knowledge Sharing Program), por meio do qual o Instituto Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO, na sigla em inglês) compartilha seus conhecimentos e tecnologias com países interessados em seguir seu modelo de negócio, o sistema KIPOnet.

O KIPOnet é um sistema de informação integrado e automatizado de processos administrativos de direitos de propriedade intelectual, que antes dependiam de trabalho manual para recebimento de pedidos, exames, registros, julgamentos e publicações de revista. Seu uso garante rapidez e precisão, incluindo pesquisa eficiente de informações na internet e serviços on-line, de forma ininterrupta. Tal sistema desempenhou papel fundamental na redução do prazo de registro de patentes na Coreia - quarto maior país em registro de patentes - de 37 meses para 11 meses.

A implantação do KSP englobará: a análise e proposta de um sistema de automação de PI para o INPI; o sistema de busca de imagens para marcas e DI; o sistema de busca de estado da técnica para patentes; e benchmarking para sistemas eletrônicos para o INPI.

Fonte: Portal INPI