OBMEP divulga premiados entre 18 milhões de participantes

Seg, 09 de Dezembro de 2019 15:21

Mais de 7.500 alunos receberão medalhas de ouro, prata ou bronze

A lista de premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019 foi publicada nessa terça-feira (3) no portal da OBMEP. A divulgação contempla alunos, professores, escolas públicas e privadas e Secretarias Municipais de Educação pelos melhores resultados na competição. Os grupos foram divididos por prêmio, em ordem de classificação.

No total, serão distribuídas 598 medalhas de ouro, 1.746 de prata, 5.183 medalhas de bronze e 48.133 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos estudantes. Neste ano, 18,2 milhões de alunos participaram da competição nacional. As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data e local a serem definidos.

Todos os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Quem continuar inscrito na rede pública em 2020, receberá uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais. Os medalhistas da rede particular de ensino poderão participar do PIC Jr como ouvintes. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2020. Se o medalhista for começar algum curso de graduação no início do próximo semestre letivo, poderá participar do processo de seleção para o PICME. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de R$ 400.

A OBMEP 2019 alcançou dois recordes: 54.830 escolas participantes, distribuídas em 99,71% das localidades do país. Em 2018, haviam participado 54.498 instituições de ensino, de 99,44% dos municípios.

A OBMEP é realizada pelo Impa, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da competição é contribuir para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela propagação do conhecimento.

Fonte: Jornal da Ciência, 04/12/2019, com informações de Impa