“As universidades geram receita própria, mas o governo se apropria dela”

Seg, 02 de Dezembro de 2019 15:12

A geóloga Márcia Abrahão, 1ª reitora da UnB, saneou as contas da instituição em 2018. Para ela, o financiamento da educação é dever estatal

Quando o ministro Abraham Weintraub lançou a sua cruzada moral contra as comunidades acadêmicas povoadas por “sem-terra” e “gente pelada”, a Universidade de Brasília foi uma das primeiras atingidas pelo bloqueio de 30% dos recursos orçamentários. Há três anos no comando da instituição, a geóloga Márcia Abrahão não se abalou. Enfrentou situação pior no governo Temer, quando a UnB passou pela maior crise financeira desde a sua criação, em 1962.

Apesar de viver no aperto, a universidade tem mecanismos de geração de receita própria, mas boa parte dos recursos acaba apropriada pelo Tesouro. É por isso que, em sua luta por maior autonomia financeira e administrativa, Márcia Abrahão dá pouca importância aos ataques do ministro falastrão. “Embora não tenha nada contra ele, até porque mal o conheço, Weintraub tem preconceito em relação às universidades públicas, parece conhecer pouco dessas instituições”, diz. “Eu, inclusive, o convidei para conhecer a UnB. Isso o teria poupado de declarações constrangedoras, por falta de conhecimento.”

Fonte: Jornal da Ciência, 29/11/2019, com informações de Carta Capital