logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

União de linhas de financiamento à agricultura sustentável é alternativa

Sex, 29 de Novembro de 2019 12:35

Práticas utilizadas na agricultura de baixo carbono ajudam o produtor a reduzir os riscos

 

A mudança do clima pode causar redução de 17% na produtividade global da agropecuária e o Brasil tende a ser um dos países mais afetados. Pesquisadores sugerem que a saída pode ser unir forças de dois planos que já existem, um voltado para a agricultura e o outro para recuperação de florestas, como forma de tornar as colheitas mais resilientes.

 

A ideia é unir recursos e práticas do Plano ABC (que promove a agricultura de baixo carbono) e o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). O Plano ABC é de 2010 e propõe expansão da recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta, sistemas de plantio direto e agroflorestais. É um esforço de reduzir as emissões de gases-estufa na agropecuária.

 

O Planaveg, por seu turno, procura dar impulso à restauração florestal e sanar o passivo ambiental das propriedades rurais que estão em desacordo com o Código Florestal.

 

“Se juntarmos agricultura e floresta podemos ter uma grande robustez nesses planos e ajudar a adaptar a agricultura ao aquecimento da temperatura”, diz Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa e um dos autores do estudo “Papel dos Planos ABC e Planaveg na adaptação da agricultura e da pecuária às mudanças climáticas”, que será lançado hoje.

 

 

Fonte: Jornal da Ciência, 28/11/2019, com informações de Valor Econômico

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa