Faperj lança 3 editais de apoio ao desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas da UEZO

Qui, 28 de Novembro de 2019 16:52

A Faperj lançou no dia 22 de novembro três editais destinados ao desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas na Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO): o Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), o Auxílio à Conservação e Infraestrutura de Acervo da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e o Apoio à Infraestrutura Laboratorial e Desenvolvimento das Linhas de Pesquisa da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).

Os recursos são oriundos da própria UEZO e representam um investimento de R$ 4 milhões na promoção de desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa, na recuperação e modernização de acervos e centros de memória, assim como no incremento na difusão e popularização de ciência e tecnologia na instituição. O objetivo é fortalecer a produção de pesquisa em temas de interesse do Estado do Rio de Janeiro. Criada em 2005, a UEZO tem como missão ampliar o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico não apenas da Zona Oeste, mas também de municípios de seus entorno, tais como Itaguaí e Nova Iguaçu.

Podem ser proponentes pesquisadores vinculados à UEZO e com grau de doutor. Os projetos devem apresentar cronograma de execução de 24 meses. O edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia da UEZO alocará R$ 600 mil para o financiamento de projetos de até R$ 30 mil, dos quais 40% devem ser destinados a capital e 60% destinados ao custeio. O edital de Auxílio à Conservação e Infraestrutura de Acervo da UEZO dedica R$ 400 mil para o financiamento exclusivo de uma única proposta, que deverá solicitar apenas recursos no item capital. O edital de Apoio à Infraestrutura Laboratorial e Desenvolvimento das Linhas de Pesquisa da UEZO financiará projetos de até R$ 60 mil reais, dos quais 40% sejam destinados a capital e 60% a custeio, representando um total de R$ 3 milhões em propostas aprovadas.

A reitora da UEZO, Maria Cristina de Assis, destaca que o lançamento desses três editais representa grande incremento não apenas nas atividades de pesquisa, mas também na extensão e no ensino. “A ação conjunta entre Faperj e UEZO corrobora para que nossa jovem Fundação Universitária possa cumprir sua missão institucional, e com isso potencializa a oferta de ciência e tecnologia à população”, afirma a reitora.

Confira abaixo a íntegra dos editais anunciados pela Fundação:

Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia da UEZO

Auxílio à Conservação e Infraestrutura de Acervo da UEZO