logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Implantação da indústria 4.0 perdeu força, aponta Fiesp

Qui, 28 de Novembro de 2019 15:43

23% das empresas dizem ter adotado medidas visando fábricas inteligentes, ante 30% em 2017

 

O Brasil caminha muito lentamente na introdução da chamada indústria 4.0, aquela que é marcada pela alta informatização do processo produtivo, com as chamadas “fábricas inteligentes”. É o que indica estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em sondagem feita com 417 empresas e obtida pelo Valor.

 

O levantamento mostra que desde 2017, base de comparação, houve redução no número de empresas implantando ações para indústria 4.0, de 30% para 23% do total pesquisado, a despeito de ter havido um maior grau de conhecimento sobre o tema neste ano.

 

O investimento nesse modelo de produção ficou estável em 1,3% do faturamento das empresas, mas a expectativa dos empresários é que haja um crescimento para 1,7% no ano que vem. Houve queda significativa também no volume de empresários que consideram estar fazendo “progresso substancial” nessa área, passando de 35% para 22%, e só 3% do total sente-se muito preparado para ela.

 

“A velocidade com que a indústria 4.0 tem sido introduzida no mundo é muito grande. Aqui no Brasil, a velocidade está muito aquém do que deveria ser, aumentando o gap [distância] em relação aos demais países em desenvolvimento e desenvolvidos”, afirmou ao Valor o vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 27/11/2019, com informações de Valor Econômco

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa