Para que servem e quanto ganham mestres e doutores no Brasil

Qua, 27 de Novembro de 2019 17:04

O blog Ciência & Matemática, do jornal O Globo, publica artigo assinado por Ricardo Takahashi, professor titular do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais

Às vezes, ouvimos falar que uma pessoa tem “pós-graduação”. É relativamente comum, por exemplo, que os jornais ou a TV entrevistem pessoas que têm mestrado ou doutorado e que trabalham em alguma universidade ou centro de pesquisa, quando o tema da reportagem é relacionado com ciência ou tecnologia. No entanto, em nosso país, essas pessoas são relativamente raras, a ponto de uma grande parte dos brasileiros não conhecer pessoalmente ninguém assim. Dessa forma, o nosso imaginário a respeito de quem são e o que fazem os mestres e doutores no Brasil – nossos “cientistas” – termina por deixar de captar um quadro com aspectos interessantes, que tem algo a dizer inclusive sobre o nosso futuro como país.

É preciso primeiro dizer o que são mestres e doutores. Quando uma pessoa obtém um diploma de graduação de qualquer curso, normalmente significa que adquiriu conhecimento sobre os princípios básicos do campo de conhecimento desse curso e é capaz de resolver os problemas típicos da profissão. Um médico graduado, por exemplo, será capaz de diagnosticar as doenças mais comuns e de prescrever seu tratamento, enquanto um engenheiro mecânico graduado será capaz de saber como funcionam as máquinas mais comuns, como se deve instalá-las, operá-las, projetá-las.

Fonte: Jornal da Ciência, 26/11/2019, com informações de Blog Ciência & Matemática/O /Globo