Pesquisadores mostram por que é importante apoiar a ciência no Brasil

Qua, 27 de Novembro de 2019 14:50

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem recebido semanalmente diversos depoimentos de professores, estudantes e pesquisadores de todo o País reforçando a importância da ciência brasileira na campanha “Ciência, pra que ciência”. Já são quase 160 vídeos publicados na playlist no canal SBPC, no YouTube. Lançada pela SBPC, a iniciativa convida todos os amigos da ciência a gravarem em vídeo um depoimento sobre como a ciência desenvolvida no Brasil, com financiamento público, é vital para o desenvolvimento e bem estar de toda a população.

À media que a crise no setor de CT&I se acirra, com risco iminente de extinção ou fusão das principais agências de fomento – Capes, CNPq e Finep – a comunidade científica tem buscado mais e mais apoio da população para sensibilizar e pressionar o governo a reverter esse quadro de desmonte e colocar ciência e educação como os pilares da retomada do crescimento do País. A participação na campanha é uma forma de envolver toda a sociedade na defesa da ciência brasileira.

Todos os vídeos estão disponíveis na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet). Estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência estão convidados a participar da campanha e compartilhar suas histórias. Basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Participe e apoie a ciência brasileira!

Fonte: Portal SBPC