logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

LNCC expande a capacidade de processamento do supercomputador Santos Dumont de 1.1 Pflops para 5.1 Pflops

Ter, 26 de Novembro de 2019 16:04

O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), inaugura no próximo dia 25 de novembro a expansão do supercomputador Santos Dumont. O projeto teve suporte financeiro oriundo da receita de um por cento do valor bruto da produção anual de petróleo do campo de Mero, situado no polo pré-sal da Bacia de Santos. A destinação de recursos para atividades de pesquisa e desenvolvimento é parte das obrigações do contrato de partilha de produção de petróleo.

 

O campo de Mero é operado pelo Consórcio de Libra e liderado pela Petrobras – com participação de 40% - em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%). O consórcio tem ainda a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), que exerce o papel de gestora deste contrato de exploração e produção.

 

A capacidade de processamento do Santos Dumont passará dos atuais 1,1 Pflops para 5,1 Pflops (5,1 milhões de bilhões de operações matemáticas por segundo), um aumento em torno de 360% nessa capacidade.

 

Esta expansão permitirá que aplicações científicas possam ser executadas em um ambiente computacional capaz de oferecer resultados em menor tempo e com maior precisão. Será a maior plataforma computacional instalada na América Latina disponível para pesquisas em Ciência e Tecnologia.

 

Os benefícios dessa expansão serão imediatos nas centenas de projetos de pesquisa que alocam recursos do supercomputador para processamento e análise de dados. Todo pesquisador vinculado a uma instituição brasileira, com um problema relevante e que demande um sistema computacional de larga escala, pode submeter propostas para utilizar os recursos computacionais do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), cujo nó principal é o Santos Dumont.

 

SERVIÇO

 

Inauguração da expansão do supercomputador Santos Dumont

 

Data: Segunda-feira 25 de novembro de 2019

Horário: 14h

Local: Sede do LNCC/Petrópolis-RJ

 

A solicitação de credenciamento deve ser feita por meio do formulário de credenciamento até 12h do dia 25/11. O canal oficial de contato para credenciamento de imprensa é o: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa