INCTs se reúnem em Brasília

Seg, 25 de Novembro de 2019 16:47

3º Seminário de Avaliação dos INCTs, realizado pelo CNPq em parceria com o MCTIC e o CGEE, foi realizado nos dias 19 e 20

Os coordenadores e membros dos 105 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) se reuniram, nos dias 19 e 20, em Brasília (DF), para apresentar os resultados dos seus projetos. Eles participaram do 3º Seminário de Avaliação dos INCTs, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O seminário teve como objetivo avaliar a execução dos projetos e dos seus resultados, possibilitando conhecer e divulgar os conhecimentos, as tecnologias e as inovações decorrentes do desenvolvimento das ações que o CNPq financia no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Durante o evento, o presidente do conselho, João Luiz Azevedo, destacou que os institutos têm a capacidade de apresentar respostas a diversas demandas da sociedade. Um dos exemplos citados foi o caso do derramamento de petróleo no litoral brasileiro. “Os INCTs representam um recurso precioso para a ciência, tecnologia e inovação do país”, afirmou.

A diretora do CGEE, Regina Silverio, lembrou que o Centro contribui com a avaliação do programa dos INCTs como um todo. De acordo com ela, a ideia é apresentar ao público os resultados e fazer um aprimoramento da avaliação dessa iniciativa. “Nós fizemos no ano passado um estudo exploratório para avaliar o quanto o programa tem de potencial de inovação. Vimos, por exemplo, que a interação dos institutos com as empresas e startups é bastante promissora”, disse.

Na ocasião, o secretário de Políticas para a Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales, ressaltou a necessidade de se comunicar a importância da ciência para a solução dos problemas nacionais. “A economia hoje é baseada no conhecimento. É extremamente importante dar essa mensagem. A ciência brasileira é que vai colocar o país no patamar de economia de nações desenvolvidas”, afirmou.

Fonte: Jornal da Ciência, 22/11/2019, com informações de CGEE