logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Estudo indica novo rumo para o tratamento da Síndrome de Down

Seg, 25 de Novembro de 2019 16:04

Pesquisadores americanos avaliam se processo de regulação das proteínas poderia mitigar os sintomas

 

A síndrome de Down é um dos mais frequentes transtornos cognitivos de causa genética em todo o mundo. Estima-se que nasça uma criança com Down para cada mil nascidos vivos, e a probabilidade de ocorrência dessa condição aumenta com a idade da mãe. Há muito se sabe que as pessoas com Down apresentam um cromossomo a mais: o cromossomo 21. São, portanto, 200 a 300 genes a mais em todas as células, inclusive nos neurônios.

 

Como os genes se expressam pela síntese de proteínas que vão atuar nas mais diversas funções celulares, a ocorrência de genes triplicados causa uma desregulação geral da quantidade e do funcionamento das proteínas nessas pessoas. Essa é uma das razões que tornam tão difícil desenvolver alternativas terapêuticas para mitigar os sintomas da síndrome de Down. Qual proteína seria responsável por tal sintoma?

 

No entanto, um novo caminho foi aberto por um grupo de pesquisadores americanos, como acaba de publicar na semana passada a revista “Science”. Seguinte: a regulação da síntese e da degradação das proteínas, em todas as células, fica sob controle de um processo molecular chamado “resposta integrada ao estresse”. Toda vez que aparece uma anomalia no metabolismo das proteínas – proteínas demais, proteínas de menos, proteínas defeituosas – uma sequência de reações é ativada bloqueando temporariamente a síntese, religando-a depois.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 22/11/2019, com informações de O Globo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa